domingo, 15 de agosto de 2010

Suaquém (Suakin) - SUDÃO

Suaquém ou Suakin; Sawakin (em Árabe: سواكن‎ Sawákin) é um porto localizado no Nordeste do Sudão situado na Costa Oeste do Mar Vermelho.

Suaquém era um porto "protegido do exterior" pela sua perigosa entrada (um labirinto de rochedos submersos, de baixios, de bancos de areia e de recifes de coral, constituíam então a defesa natural de Suaquém).
No entanto o magnífico porto de Suaquém, tão abrigado como uma lagoa, poderia oferecer ancoradouro para duzentos navios.


Em 1541 o Rei de Suaquém era um negociante que usurpara o trono depois de ter enriquecido.

A cidade estava no entanto sob protecção dos Turcos (então inimigos dos Portugueses), a quem pagava metade dos seus chorudos direitos alfandegários (o porto de Suaquém, como empório comercial, apenas podia comparar-se a Lisboa conforme foi testemunhado por D. João de Castro que então a visitou).

Em 1541 uma esquadra Portuguesa comandada por Estevão da Gama (na qual também participava D. João de Castro) dirigiu-se a Suaquém.

Os Portugueses subiram o Mar Vermelho seguindo ao longo de uma costa solitária em que as planícies ondulant
es se estendiam a perder de vista.
Lançando a sonda, os navios palpavam cautelosamente, o percurso, sempre através de recifes e de bancos de areia e ilhotas baixas, em que se viam, de vez em quando, aldeias miseráveis.
No entanto a partir de certo momento, prosseguir à vela tornou-se praticamente impossível, pelo que a esquadra colheu o pano das galés e continuou a remos.

Uma vez chegados a Suaquèm, os Portugueses tomaram esta cidade tendo-a ocupado durante 10 dias.

Por temor aos Portugueses, aquando da chegada destes à cidade, O inimigo havia evacuado rapidamente a cidade fugindo para o interior abandonando dinheiro e haveres o que se tornou “uma festa” para as tropas Portuguesas que assim os saquearam tendo posteriormente incendiado a cidade bem como os navios Muçulmanos que se encontravam no porto.

Durante o período de ocupação, D. João de Castro anotou as marés á luz do Lua; desenhou o porto e mediu o ângulo do Sol seis vezes por dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário