quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ba-Phnom - CAMBOJA


O Camboja é um país situado no sudoeste Asiático que é “dominado” pelo Rio Mekong e o Tonlé Sap.

Tal como em muitos outras partes do Mundo, os Portugueses foram os primeiros Europeus a lá chegar.

Desde o Séc. XVI que já existiam contactos entre Cambojanos e Portugueses.

Em 08 de Junho de 1513, O rei de Portugal D. Manuel informou o então Papa Leão X que Afonso de Albuquerque tinha sido visitado em Malaca (Malásia) por embaixadores do rei de Camboja. É também por essa altura (entre 1512 e 1513) que Tomé Pires descreveu o Camboja, país que Fernão Mendes Pinto visitou em 1540 e também descreveu na sua famosíssima obra “peregrinação”.

O Camboja e mais concretamente as suas costas ficaram “imortalizados” na mente de alguns Portugueses por lá ter sido onde o nosso grande poeta Luís de Camões naufragou em 1560, salvando-se a si e a “Os Lusíadas” a nado no Rio Mekong.

Muitos foram os missionários Portugueses que por lá andaram a evangelizar. O primeiro dos quais foi Frei Gaspar da Cruz nascido em Évora, que lá chegou em 1555.

Mais tarde, muitos foram os Portugueses que para lá foram atraídos afim de actuar como mercenários (os primeiros foram Diogo Veloso, Pantaleão Carneiro, Francisco Machado, Francisco de Sagrego, Diogo Chaves de Canizares e outros).

Foi graças á sua acção preponderante na guerra, que em 1598 foi dada a Diogo Veloso a provincia de Ba-Phnom de que foi governador.

O rei do Camboja, deu a Diogo Veloso da “ilha de Choro do Mar do Rio de prequelapo até a ponta de Troi Polon” para que o mesmo lá erigisse uma fortaleza em nome do Rei de Portugal.

Em 1934, afim de perpetuar a memória de Diogo Veloso, foi erigido um busto em sua honra numa praça pública de Neak-Luong, á vista de monte de Ba-phnom. (Imagem ao lado)

Sem comentários:

Enviar um comentário