terça-feira, 17 de agosto de 2010

Feira (Luangwa) - ZÂMBIA


Luangwa é uma cidade localizada na Zâmbia, país sem fronteiras marítimas, situado no interior da África Austral que faz fronteira com o Congo, Angola, Zimbabwe, Namíbia, Moçambique, Tanzânia e Malawi.

Tal como em tantas outras regiões por esse Mundo fora, os Portugueses foram os primeiros Europeus a visitar o território.

Embora muito frequentemente se afirme que o primeiro registo de uma visita de Europeus à Zâmbia tenha sido a do Português Manuel Caetano Pereira que lá chegou em 1796, existem contudo dados que nos permitem assegurar que os Portugueses não só lá tinham chegado como inclusivé lá se tinham instalado anteriormente.

Na realidade, apesar de existirem rumores sobre a presença na área dos Jesuítas Portugueses já no século XVI, é contudo só a partir de 1720 que registos escritos se referem à presença dos Portugueses num local que se chamaria “Feira”.

O estabelecimento propriamente dito dos Portugueses na área, está contudo comprovado quando em Outubro de 1788 os Portugueses estabeleceram-se em Mukariva (Mucariva) no local que constaria nos mapas da Zâmbia com o nome de “Feira” e que corresponde á actual Luangwa, pelo que a fundação e consequente ocupação inicial desta cidade foi da responsabilidade de Portugal.

Em 1801/1802, tal estabelecimento foi completamente amuralhado pelo Capitão José Pedro Diniz, onde então se construiu uma igreja.

Existem também informações, que comprovam que os Portugueses estabeleceram uma colónia ocupada por uma força militar a Este de Luangwa no distrito de Lundazi, num local situado junto a uma ribeira chamada Mwatizi.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário