sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ingonish - CANADÁ


No Século XVI, o Rei D. Manuel I de Portugal, ordenou que se fundasse uma colónia Portuguesa na Terra Nova – Canadá, terra onde antes outros navegadores Portugueses (João Fernandes “Lavrador”, Álvaro Martins Homem, João Vaz Corte Real, Gaspar Corte Real, Miguel Corte Real) já lá haviam chegado.

Tal missão foi atribuída ao navegador Português João Alvares Fagundes, natural de Viana do Castelo.



Fagundes explorou as ilhas de St. Paul perto de Cape Breton, Sable, Penguin (posteriormente baptizada “Funk island), Burgeo e Saint Pierre and Miquelon as quais então baptizou por “Ilhas das 11 mil virgens” em honra de Santa Ursula.

Cumprindo a missão que lhe havia sido incubida pelo Rei de Portugal, Fagundes estabeleceu em 1520 uma colónia Portuguesa no local que hoje se chama Ingonish.

Ingonish situa-se ao longo da costa Nordeste da ilha de Cabo Bretão (Cape Breton Island) que faz parte da provincia de Nova Scotia no Canadá.

Mais tarde, cerca de 1647, Nicolas Denys o governador da ilha Cape Breton, restaurou um forte Português abandonado que havia encontrado na ilha, mais concretamente em “San Pedro”.

No ano de 2000 foi inaugurado em Halifax-Canadá um monumento (mosaico) afim de homenagear / perpetuar a memória de João Alvares Fagundes e seu “feito” (imagem ao lado)

Sem comentários:

Enviar um comentário