Qatif ou Catifa dos Portugueses, (também conhecido como El-Katif, Qateef or Al-Qateef; ou em Árabe القطيف Al-Qaṭīf) é um histórico Oásis duma região costeira localizada no oeste do Golfo Pérsico, numa provincia situada no Este da Arábia Saudita.
Graças à sua posição estratégica, Qatif desde a antiguidade já atraía imensos forasteiros.
Com efeito, por lá andaram Caledónios, Assírios, Babilónios, Hititas, Fenícios etc.
No Século XVI, a expansão do império Otomano no Golfo Pérsico, fez temer os Portugueses (então inimigos dos Otomanos) que assim viam ficar ameaçadas algumas das suas possessões na área.
A cedência aos Otomanos de uma fortaleza por parte das autoridades de Qatif foi então encarada pelos Portugueses como sendo uma eminente ameaça aos seus interesses na região visto que dessa forma os Otomanos em Qatif, ficavam estabelecidos a uma curta distância de Ormuz, que dessa forma ficava vulnerável face a algum possível ataque do inimigo.
Nesta conformidade, os Portugueses organizaram uma grande expedição com cerca de 1300 homens cujo comando foi confiado a D. Antão de Noronha a quem foi incubida a missão de tomar Qatif.
Em 1551 as forças Portuguesas comandadas por D. Antão de Noronha impuseram um cerco à fortaleza de Qatif (imagem ao lado) e após uma semana de ataques obstinados, os Turcos renderam-se tendo os Portugueses consequentemente conquistado Qatif.
Sem comentários:
Enviar um comentário