terça-feira, 10 de agosto de 2010

Agweidir em Uadem (Ouadane) - MAURITÂNIA


Ouadane (em árabe وادان) é uma cidade que se situa no norte da Mauritânia mais concretamente na província de Adrar a nordeste de Chinguetti em pleno deserto do Sahara.

Os Portugueses que desde de cerca de 1440 já haviam atingido a Mauritânia, começaram por fixar-se no litoral, precavendo-se assim contra as então frequentes acções de pilhagem por parte dos Mouros que caracterizava a época aquando da exploração dessa região.

Os Portugueses que começaram por se dedicar á pesca nestas paragens tentaram estabelecer relações comerciais com os Mouros.

A região era no entanto pobre e não possuía nenhum recurso susceptível de sustentar um movimento comercial “sério” daí que os Portugueses viram-se forçados a procurar as rotas caravaneiras que comercializavam escravos do Sudão e ouro o que inevitavelmente os forçou a se deslocarem do litoral para o interior onde só aí os contactos com tais caravanas eram possíveis.

Sendo assim deslocaram-se para Ouadate no interior onde edificaram comandados por Rodrigo Reinel, um Forte Português em pleno deserto do Sahara, mais concretamente em “Agweidir”, cujas ruínas ainda subsistem.

Em “Adrar” num local conhecido por canavial vive a tribo Portuguesa (os Teziguê) que são nada mais do que os descendentes de alguns daqueles Portugueses que se deslocaram do litoral para o interior.
Em 1995 faleceu com 101 anos, Dedê Silveira, avó de Sidi Elbousse o então chefe da tribo que por duas vezes teve que confirmar ao Rei Juan Carlos de Espanha que tinha a certeza que a sua tribo era efectivamente de origem Portuguesa quando este o visitou em 1994 afim de insistir muito com Sidi para que esse lhe dissesse se tinha mesmo a certeza de tais origens, visto Juan Carlos ter achado que até podiam ser de origem Espanhola.

1 comentário:

  1. No Google Earth é possível ver os restos do Forte de Ouadane, na Mauritânia. Ou na foto de satélite ou activando o Panoramio no local onde, milagrosamente há uma foto das ruinas. As coordenadas exactas são 20º59'54.67''N, 11º26'22.90''W.
    Joao M, Açores

    ResponderEliminar