sábado, 31 de julho de 2010

Guanare - VENEZUELA


Na Venezuela, país da América do Sul que acolhe uma das maiores comunidades de Portugueses residentes no estrangeiro (a maioría dos quais de origem Madeirense) existe um estado chamado “PORTUGUESA”.

A capital deste estado chama-se Guanare.

O Português João Fernandes de Leão Pacheco (imagem aqui reproduzida), nascido em Portimão, Portugal em 1543 participou com Diego de Lozada na fundação de Caracas em 1567.

Mais tarde, tendo como objectivo, povoar o território que compreende as planuras do interior ocidental da Venezuela, João Fernandes de Leão Pacheco, partiu de Caracas em Maio de 1591 liderando um grupo de cerca de 60 pessoas entre as quais se contavam muitos Portugueses.

Foi no dia 3 de Novembro de 1593 que nas margens do rio Guanaguanare num sítio um pouco elevado que mais tarde veio a chamar-se “Mesa de Cavacas” que fundou uma nova cidade a que então deu o nome de “Cidade do Espírito Santo do Vale de São João de Guanaguanare”

Posteriormente e na sequência de uma epidemia que assolou o sítio de Mesa de Cavacas, nos começos do século XVII. A cidade foi transferida para onde actualmente se situa, na planície a poquíssimos kms do primitivo local.
Em meados do Séc. XVIII passou a chamar-se apenas Guanare.

Sem comentários:

Enviar um comentário